Agora o Departamento de Incentivo ao Esporte ganhou um novo status como secretária, foi publicado no Diário Oficial da União , o Decreto n 10.680, que altera o status do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte , da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.
O DIFE ganha status de secretaria e se junta hierarquicamente à Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento , à Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social , à Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor , à Secretaria Nacional de Paradesporto e à Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem na estrutura da Secretaria Especial do Esporte.
O DIFE obteve conquistas históricas nos últimos meses, com marcos da Lei de Incentivo ao Esporte que nunca tinham sido alcançados.
Por meio dela é possível atender a 3 manifestações esportivas, sejam elas educacionais, de rendimento, de formação ou do esporte de participação. Todas as entidades podem ser proponentes, tanto entidades públicas como as entidades privadas sem fins lucrativo.
A Lei nº 11.438 / 06 ou “Lei de Incentivo ao Esporte” -LIE permite que recursos de isenção fiscal sejam aplicados em diversas modalidades esportivas distribuídas em todo o país.
Por meio de doações e patrocínios, os projetos implantados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte não só atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, mas também garantem o apoio necessário para que atletas de alto nível possam participar e representar o Brasil a participar de eventos nacionais e jogo internacional. padrão.
Não é apenas um documento legal, mas também uma inovação e um avanço na integração dos paradigmas do esporte como meio de integração social. Com mais essa conquista teremos mais força para ampliar ainda mais os projetos voltado ao incentivo esportivo.